SBFgnosia

Sociedade Brasileira de Farmacognosia

logo sbfgnosia.png

clique no logo para
visitar o website

       A SBFgnosia é uma Sociedade Científica, sem fins comerciais e lucrativos, que foi idealizada inicialmente em 1941, porém sem concretizar suas atividades. Em 1976, um grupo de pesquisadores que sentiram a necessidade de criar uma comunidade científica para reunir pesquisadores, professores, estudantes e profissionais que atuavam na área de Farmacognosia e afins, reativaram o sonho dos pioneiros nos anos 40. Hoje, 45 anos depois, a SBFgnosia é uma Sociedade ativa, representando os interesses científicos e acadêmicos da área da Farmacognosia, Farmacobotânica, Produtos Naturais e afins.

       A diretoria atual (2021-2023) da SBFgnosia é composta pelo Presidente, Prof. Dr. Douglas S. A. Chaves (UFRRJ); Vice-Presidente, Prof. Dr. Leopoldo C. Baratto (UFRJ); Tesoureira, Naomi K. Simas (UFRJ); e Secretária, Prof. Dra. Sharon S. Lima (UFRRJ).

 

       A finalidade da SBFgnosia, prevista em seu estatuto, é:

a) agregar pesquisadores, professores, profissionais e estudantes interessados em plantas medicinais, produtos naturais, fitoquímica, fitoterapia, farmacobotânica, e outras áreas relacionadas;

b) estudar, discutir e estimular pesquisas a fim de promover a Farmacognosia nas suas mais amplas atribuições;

c) colaborar com os poderes públicos no estudo e soluções dos problemas que direta ou indiretamente se relacionam com a Farmacognosia;

d) divulgar a Farmacognosia através de revistas, boletins, livros, websites, redes sociais, etc;

e) zelar pela Farmacognosia.

       A SBFgnosia edita a Revista Brasileira de Farmacognosia (Brazilian Journal of Pharmacognosy), criada em 1986 para publicação de artigos científicos na área. A revista é editorada pela Springer Nature e está indexada em diversas bases nacionais e internacionais. O fator de impacto JCR vem crescendo progressivamente ano a ano e atualmente é 2,464.

      

       A SBFgnosia vem nos últimos anos estimulando o debate científico e a divulgação da ciência por meio de eventos regionais, a exemplo das edições que aconteceram em 2018 em Blumenau-SC e Santarém-PA, em 2019 em Tiradentes-MG e em 2021 em Manaus-AM (remoto), descentralizando os eventos dos grandes centros e permitindo uma maior integração entre pesquisadores, professores, estudantes e profissionais das várias regiões do Brasil. Além do mais, os canais da SBFgnosia nas redes sociais (@sbfgnosia) vêm despertando o interesse do público interessado em Farmacognosia e áreas afins através de artigos, reportagens, notícias e vídeos postados diariamente.

 

     Desde novembro de 2020, a SBFgnosia publica a Revista A Flora, veículo de divulgação científica na área, promovendo a divulgação de pesquisas, atividades de extensão, relatos de experiências e ensino, entre outros, numa linguagem acessível e simples à toda a comunidade.

      

     

      Para fortalecermos cada vez mais a SBFgnosia, é importante a participação de um número cada vez maior de associados. Juntos podemos lutar pela valorização da ciência e crescimento da Farmacognosia no Brasil. Para se associar, consulte as condições no website.

capa.jpg
capa.jpg
capa.jpg
capa.jpg
Design sem nome(6)_edited.jpg